terça-feira, 17 de abril de 2018

Prefeitura de São Bernardo - MA desprivilegia aprovados em último concurso público realizado no município

Injustiçados, humilhados, lesados, torturados psicologicamente, assim se encontram as centenas de servidores públicos aprovados no concurso público da cidade de São Bernardo (MA), realizado pelo Instituto Machado de Assis, no mês de janeiro do corrente ano. 
Após divulgação dos resultados das provas objetivas e de títulos, muitos dos servidores aprovados no último concurso público de São Bernardo, dentre eles piauienses e maranhenses, foram surpreendidos com a notícia de recomendação para suspensão do certame por parte do Ministério Público do município. Em um documento oficial da justiça, há supostos relatos de irregularidades ocorridos durante a execução do concurso público para o provimento de diversas vagas do funcionalismo público de São Bernardo (MA). 
Quase sessenta dias após a suspensão da homologação do certame, centenas de candidatos que pagaram as inscrições do concurso, estudaram e foram aprovados de forma lícita, esperam o findar das investigações por parte do poder judiciário. 
Um dos grandes questionamentos dos candidatos aprovados é a materialidade das provas citadas na recomendação do Ministério Público, a imparcialidade por parte dos acusadores, e a lisura por parte da banca organizadora e da gestão municipal. 
Estariam mesmo, a banca examinadora e a gestão pública municipal, envolvidas em irregularidades ou o freio da homologação do concurso foi movido por questões pessoais e políticas? Ambos os comentários circulam nas ruas, praças e grupos de redes sociais da cidade, enquanto milhares de candidatos estão traumatizados, em desvantagem, desacreditados em fazer concursos em cidades pequenas do Piauí e Maranhão. Em quem confiar? Como não ser injustiçado estudando, preparando-se para carreira de servidor público, com municípios, bancas examinadoras de caráter duvidosos? Além disso, como não pensar sobre as questões políticas que freiam a esperança de uma gestão pública com profissionais que se esforçam e labutam dia após dia para ingressarem na profissão por meio de concursos públicos? Fica a reflexão, ficam aqui os anseios desses servidores legitimamente aprovados que esperam um futuro livre de interesses políticos individuais e mesquinhos.
Por William Geraldo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário